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Negociar, Conectar, Perceber...

Negociação, conexão e percepção!

 

Por: Marcel Spadoto

 Todos nós estamos o tempo todo negociando, se relacionando e percebendo o mundo ao nosso redor! As mudanças são enormes, a dinâmica se altera em todo momento e fica cada vez mais difícil entender o contexto! E uma dúvida surge: estamos fazendo isso de forma satisfatória?

Melhorar esses pontos pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia, e na sua vida como um todo!

Qual o ponto de partida? Quais medidas devem ser tomadas? Vamos focar nos aspectos na vida profissional de quem atua diretamente com negócios e vendas.


Primeiro precisamos fazer uma avaliação sobre a nossa performance, segue um breve roteiro para isso:

a) Quantas pessoas você conhece que podem te aconselhar? Que você pode ligar ou convidar para tomar um café! Esse número deve ser maior que os dedos das suas mãos;

b) Quantas pessoas você conhece que podem te recomendar/indicar para um negócio? Que você pode ligar ou convidar para tomar um café! Esse número deve ser maior que os dedos das suas mãos;

c) Quantas pessoas você conhece que podem contratar o seu serviço/solução? Que você pode ligar ou convidar para tomar um café! Esse número deve ser maior que os dedos das suas mãos;

d)  Quantas indicações/recomendações de negócio você recebeu nos últimos 12 meses? Esse número deve ser maior que duas por mês;

e) Recebe convites no LinkedIn? Recebe convites de pessoas que possam ser relevantes para o seu sucesso? Pelos menos dois convites por mês, deve ser o objetivo.


Melhorar a performance em networking é primordial para o sucesso em vendas. Então, seguem algumas medidas para começar esse importante trabalho:

1) Vamos olhar os nossos contatos dos últimos anos, vale os cartões de visitas, as nossas agendas, Outllook e etc, e vamos fazer uma busca no LinkedIn. Com certeza surpresas positivas vão acontecer, colegas e amigos do passado estão em posições no mercado, que podem colaborar com o seu sucesso;

2) Participar de eventos, cafés da manhã e happy hours do segmento que você vem atuando, você vai conhecer pessoas interessantes que poderão ajudar e vice versa.

3)  Solicitar indicações/recomendações dos seus amigos e clientes atuais. E, também, se propor para colaborar com eles;

4) Participar de grupos no Facebook e LinkedIn que tenha alguma relação com o segmento que você atua, interagindo com o grupo. Por exemplo, no LinkedIn existem 2.000.000 de grupos no mundo, pelo menos 100.000 deles no Brasil.

 Outro ponto que devemos nos ater para a melhora da performance em negócios, está relacionado com a nossa capacitação, precisamos estudar mais, buscar conhecimento sejam na internet, escolas de negócios, associações de classe, coachs, consultoria e outros meios, o que procurar:

 I)  Técnicas de vendas;

II)   Inteligência emocional;

III)  PNL – Programação Neurolinguística;

IV)  Estudar as relações entre as gerações (BB, X, Y e Z);

V)   Entender melhor o seu papel no Marketing 4.0 (marketing digital, dos valores, da sustentabilidade, do ser humano integral e etc..).


Fazer o que gosta ajuda muito e também gostar do que faz! 

Contem comigo, estou disponível nas redes sociais para colaborar com todos!

Bons negócios e sucesso!

 

Marcel Spadoto é palestrante, economista, contador, pós-graduado em vendas & marketing pela  ESPM, especialização em negócios pela FGV, consultor empresarial em vendas,  marketing e gestão.

Em mais de 30 anos de carreira, foi executivo nas empresas: Alcatel-Lucent, Saint-  Gobain, Siemens e atuou em integradores e distribuidores de tecnologia de  expressão nacional.

Sócio-diretor da Spadoto Consultoria, fundador e coordenador da  M2BS - Masters to Business Solutions, membro da SBN – Sociedade Brasileira do Network, conselheiro do GRATO ABC – Oncologia Infantojuvenil, fCN – Founders Carbon Network e BVE – Brasil Vagas Executivas, articulista  (negociação) Revista PartnerSales e (Consultoria) Revista Empresário Digital e parceiro de negócios da [B]³ Bolsa.


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