NOTA EXPLICATIVA
Negociação,
conexão e percepção!
Por: Marcel Spadoto
Melhorar esses pontos pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia, e na sua vida como um todo!
Qual o ponto de partida? Quais medidas devem ser tomadas? Vamos focar nos aspectos na vida profissional de quem atua diretamente com negócios e vendas.
Primeiro precisamos fazer uma avaliação sobre a nossa performance, segue um breve roteiro para isso:
b) Quantas pessoas você conhece que podem te recomendar/indicar para um negócio? Que você pode ligar ou convidar para tomar um café! Esse número deve ser maior que os dedos das suas mãos;
c) Quantas pessoas você conhece que podem contratar o seu serviço/solução? Que você pode ligar ou convidar para tomar um café! Esse número deve ser maior que os dedos das suas mãos;
d) Quantas indicações/recomendações de negócio você recebeu nos últimos 12 meses? Esse número deve ser maior que duas por mês;
e) Recebe convites no LinkedIn? Recebe convites de pessoas que possam ser relevantes para o seu sucesso? Pelos menos dois convites por mês, deve ser o objetivo.
Melhorar a performance em networking é primordial para o sucesso em vendas. Então, seguem algumas medidas para começar esse importante trabalho:
1) Vamos olhar os nossos contatos dos últimos anos, vale os cartões de visitas, as nossas agendas, Outllook e etc, e vamos fazer uma busca no LinkedIn. Com certeza surpresas positivas vão acontecer, colegas e amigos do passado estão em posições no mercado, que podem colaborar com o seu sucesso;
2) Participar de eventos, cafés da manhã e happy hours do segmento que você vem atuando, você vai conhecer pessoas interessantes que poderão ajudar e vice versa.
3) Solicitar indicações/recomendações dos seus amigos e clientes atuais. E, também, se propor para colaborar com eles;
4) Participar de grupos no Facebook e LinkedIn que tenha alguma relação com o segmento que você atua, interagindo com o grupo. Por exemplo, no LinkedIn existem 2.000.000 de grupos no mundo, pelo menos 100.000 deles no Brasil.
Outro ponto que devemos nos ater para a melhora da performance em negócios, está relacionado com a nossa capacitação, precisamos estudar mais, buscar conhecimento sejam na internet, escolas de negócios, associações de classe, coachs, consultoria e outros meios, o que procurar:
II) Inteligência emocional;
III) PNL – Programação Neurolinguística;
IV) Estudar as relações entre as gerações (BB, X, Y e Z);
V) Entender melhor o seu papel no Marketing 4.0 (marketing digital, dos valores, da sustentabilidade, do ser humano integral e etc..).
Fazer o que gosta ajuda muito e também gostar do que faz!
Contem comigo, estou disponível nas redes sociais
para colaborar com todos!
Bons negócios e sucesso!
Marcel Spadoto é palestrante, economista,
contador, pós-graduado em vendas & marketing pela ESPM,
especialização em negócios pela FGV, consultor empresarial em vendas,
marketing e gestão.
Em mais de 30 anos de carreira, foi executivo
nas empresas: Alcatel-Lucent, Saint- Gobain, Siemens e atuou em
integradores e distribuidores de tecnologia de expressão nacional.
Sócio-diretor da Spadoto Consultoria, fundador e
coordenador da M2BS - Masters to Business Solutions, membro da SBN –
Sociedade Brasileira do Network, conselheiro do GRATO ABC – Oncologia
Infantojuvenil, fCN – Founders Carbon Network e BVE – Brasil Vagas Executivas,
articulista (negociação) Revista PartnerSales e (Consultoria) Revista
Empresário Digital e parceiro de negócios da [B]³ Bolsa.